domingo, 9 de março de 2008

PEQUENOS GESTOS

PEQUENOS GESTOS

É curioso observar como a vida nos oferece resposta aos mais variados questionamentos do cotidiano...

A mais longa caminhada só é possível passo a passo...
O mais belo livro do mundo foi escrito letra por letra...
Os milênios se sucedem, segundo a segundo...
As mais violentas cachoeiras se formam de pequenas fontes...
A importância do pinheiro e a beleza do ipê começaram ambas na simplicidade das sementes...
Não fosse a gota, não haveria chuvas...
O mia singelo ninho se fez de pequenos gravetos e a mais bela construção não se teria efetuado senão a partir do primeiro tijolo...
As imensas dunas se compõem de minúsculos grãos de areia...
Como já refere o adágio popular, nos menores frascos se guardam as melhores fragrâncias...
Assim também o mundo de paz, de harmonia e de amor com que tanto sonhamos só será construído a partir de pequenos gestos de compreensão, solidariedade, respeito, ternura, fraternidade e perdão, dia a dia...

Ninguém pode mudar o mundo, mas podemos mudar uma pequena parcela dele: esta parcela que chamamos de "eu". Não é fácil nem rápido... Mas, vale a pena tentar!

VOCÊ PODE

VOCÊ PODE

Você pode curtir ser quem você é, do jeito que você for, ou viver infeliz por não ser quem você gostaria.

Você pode assumir sua individualidade, ou reprimir seus talentos e fantasias, tentando ser o que os outros gostariam que você fosse.

Você pode produzir-se e ir se divertir, brincar, cantar e dançar, ou dizer em tom amargo que já passou da idade ou que essas coisas são fúteis, sérias e bem situadas como você.

Você pode olhar com ternura e respeito para si próprio e para as outras pessoas, ou com aquele olhar de censura, que poda, pune, fere e mata, sem nenhuma consideração para com os desejos, limites e dificuldades de cada um, inclusive os seus.

Você pode amar e deixar-se amar de maneira incondicional, ou ficar se lamentando pela falta de gente à sua volta.

Você pode ouvir o seu coração e viver apaixonadamente ou agir de acordo com o figurino da cabeça, tentando analisar e explicar a vida antes de vivê-la.

Você pode deixá-la como está para ver como é que fica ou com paciência e trabalho conseguir realizar as mudanças necessárias na sua vida e no mundo à sua volta.

Você pode deixar que o medo de perder paralise seus planos ou partir para a ação com o pouco que tem e muita vontade de ganhar.

Você pode amaldiçoar sua sorte, ou encarar a situação como uma grande oportunidade de crescimento que a Vida lhe oferece.

Você pode mentir para si mesmo, achando desculpas e culpados para todas as suas insatisfações, ou encarar a verdade de que, no fim das contas, sempre você é quem decide o tipo de vida que quer levar.

Você pode escolher o seu destino e, através de ações concretas caminhar firme em direção a ele, com marchas e contramarchas, avanços e retrocessos, ou continuar acreditando que ele já estava escrito nas estrelas e nada mais lhe resta a fazer senão sofrer.

Você pode viver o presente que a Vida lhe dá, ou ficar preso a um passado que já acabou - e portanto não há mais nada a fazer -, ou a um futuro que ainda não veio - e que portanto não lhe permite fazer nada.

Você pode ficar numa boa, desfrutando o máximo de coisas que você é e possui, ou se acabar de tanta ansiedade e desgosto por não ser ou não possuir tudo o que você gostaria.

Você pode engajar-se no mundo, melhorando a si próprio e, por conseqüência, melhorando tudo que está à sua volta, ou esperar que o mundo melhore para que então você possa melhorar.

Você pode celebrar a Vida e a Energia Universal que o criou, ou celebrar a morte, aterrorizado com a idéia de pecado e punição.

Você pode continuar escravo da preguiça, ou comprometer-se com você mesmo e tomar atitudes necessárias para concretizar o seu Plano de Vida.

Você pode aprender o que ainda não sabe, ou fingir que já sabe tudo e não precisa aprender nada mais.

Você pode ser feliz com a vida como ela é, ou passar todo o seu tempo se lamentando pelo que ela não é.

A escolha é sua. E o importante, é que você sempre tem escolha. Pondere bastante ao se decidir, pois é você que vai carregar - sozinho e sempre - o peso das escolhas que fizer.

VIVER NÃO DÓI

VIVER NÃO DÓI

Definitivo, como tudo que é simples. Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram.

Por que sofremos tanto por amor? O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa tão bacana, que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia por um tempo razoável, um tempo feliz. Sofremos por quê? Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções irrealizadas, por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos, por todos os filhos que gostaríamos de ter tido junto e não tivemos, por todos os shows e livros e silêncios que gostaríamos de ter compartilhado e não compartilhamos. Por todos os beijos cancelados, pela eternidade interrompida.

Sofremos não por que nosso trabalho é desgastante e paga pouco, mas por todas as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema, para conversar com amigos, para nadar, para namorar.

Sofremos não por que nossa mãe é impaciente conosco, mas por todos os momentos em que poderíamos estar confidenciando a elas nossas mais profundas angústias, se estivesse interessada em os compreender.

Sofremos não por que o nosso time perdeu, mas pela euforia sufocada. Sofremos não por que envelhecemos, mas porque o futuro está sendo confiscado de nós impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam, todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar.

Como aliviar a dor do que não foi vivido?

A resposta é simples com um verso: se iludindo menos e vivendo mais!!!

A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade. A dor é inevitável. O sofrimento é opcional

"Uma vida é muito pouco para se aprender o necessário para ser humano."

TAXA DE FELICIDADE

TAXA DE FELICIDADE

O propósito da vida de todos nós é a felicidade, é dar significado àquilo que fazemos, à nossa luta cotidiana, é fazer de nossa vida algo que faça sentido. No entanto, cada vez mais nos deparamos com a insatisfação, a depressão, a tristeza, a falta desse sentido.

Tenho insistido no tema felicidade, pois acredito que ela seja determinada pelo nosso estado mental, muito mais do que por acontecimentos externos. Se pararmos para observar e refletir, perceberemos que algumas pessoas são absolutamente refratárias com relação à vida, mesmo que tenham conseguido tudo aquilo que nossa sociedade considera importante para a construção de nossa felicidade, enquanto outras, que pouco possuem, pelo menos no que diz
respeito ao que a grande maioria considera fundamental para sermos felizes, sentem-se repletas de vida. Ou seja, a felicidade é muito mais determinada por um estado interno, do que por acontecimentos externos.

O que percebo é que pessoas felizes são mais abertas, mais amorosas, têm disposição para ajudar os outros, enquanto as infelizes são rancorosas, fechadas e mal-humoradas. Volto a insistir que podemos buscar a felicidade como um objetivo real e concreto. A ciência já comprova que todos nós nascemos com uma "taxa" de felicidade.

Um fator biológico medidor de felicidade em nosso cérebro, que nos acompanha desde nosso nascimento. Mas alguns psicólogos garantem que podemos aumentá-la. É exatamente no que acredito, pois a felicidade, na verdade, tem a ver com a forma que encaramos a vida, com o nível de satisfação que sentimos por estarmos vivos e pela nossa capacidade de sentir prazer. Estar em contato com aquilo que conquistamos é muito mais interessante do que estar focado em nossas faltas.

O estado mental é tudo. Mesmo que nossa saúde seja frágil, mesmo que estejamos sem trabalho, dinheiro ou amor, se nossa atitude mental é positiva, calma e tranqüila, podemos passar por todas essas dificuldades num estado médio de felicidade. Não é o jogo da Poliana, é a disciplina interior que nos traz serenidade mental. Existem dois tipos básicos de pessoas: as com orientação interna e as com orientação externa. As pessoas com orientação interna possuem um valor mais elevado de si mesmas, pois estão mais em contato com aquilo que denominamos Self ou Alma.

Pessoas com uma vida interna rica, têm uma sensação de si mesmas mais forte, mais profunda. Seu comportamento não costuma ser influenciado por modismos ou tendências externas. Costumam ser estáveis, pois têm uma ordem construída a partir de valores internos. São independentes, têm os pés no chão, sabem onde estão pisando. Ao contrário, pessoas com orientação externa mostram tendências à dependência e têm grande facilidade para cair em depressão, que é um dos grandes males do mundo moderno.

O fator preponderante que difere esses dois tipos de pessoas é a fé. Pessoas com orientação interior colocam sua fé em si mesmas, na construção e realização de seus objetivos, no decurso natural da vida. As com orientação exterior colocam sua tênue fé em algo fora de si mesmas, e dessa forma, vivem constantes decepções. Normalmente, a pessoa com tendência à depressão vê a vida e a si mesma de forma irreal, sendo assim, seus objetivos têm uma tendência ainda infantil de realização.

A pessoa que entra em depressão perdeu a fé, pois a fé se baseia no sentir. Quando nos sentimos vivos, toda sorte de emoções passa por nós, num maravilhoso e vivo pulsar! Quanto mais sentimos, mais vivos estamos, nosso corpo pulsa e nossa fé é revigorada. A pessoa deprimida, não consegue pulsar, não sente nada, nada faz sentido, perdeu sua fé, e como uma bola de neve, represa todas as suas emoções.

Sinceramente acredito, e isso pode soar como egoísmo para algumas pessoas, que nosso primeiro interesse deve ser a busca de nosso próprio bem-estar através do autoconhecimento profundo e da autopercepção, pois se cada um de nós aprender a cuidar de si mesmo, conseqüentemente saberá cuidar de seu próximo e de seu meio-ambiente. Somente desenvolvendo segurança pessoal e auto-estima, podemos nos tornar verdadeiramente humanos. Devemos assumir a responsabilidade por nós mesmos, por nossas escolhas, nosso caminho. E devemos também desenvolver nossa fé. Fé e responsabilidade.

Quando uma pessoa entra em depressão, ela perdeu a fé em si mesma. Direcionou sua energia para a realização de um sonho impossível, que não estava de acordo consigo, com seu self, sua alma. Mas a depressão não é de toda má. Ela é a forma que a pessoa organizou para sua própria recuperação. Ela entra em colapso, volta a um estado infantil, e com a ajuda de um profissional e de seu próprio curador interno, se recupera. Nesse processo, há uma reorientação para sua alma, sua independência, entra em contato com sentimentos muito profundos e acaba por restaurar sua fé individual. E assim pode aprender a ser uma pessoa orientada para seu interior.

Sem percorrer o caminho que nos leva ao nosso interior, não chegamos a um estado de paz e felicidade, por melhor que sejam as condições externas. Quando conseguimos atingir esse estado de graça, que vem de dentro para fora, conseguimos enxergar e viver momentos de felicidade e de paz.

Dica:
Quando se sentir triste ou desanimado, respire profundamente e comece a movimentar seu corpo aleatoriamente. Feche os olhos, deixe o corpo cair suavemente sobre suas pernas, como se ele tivesse um amortecedor e deixe que ele vibre da forma mais natural que conseguir. Deixe-se vibrar, solte-se, se puder, coloque uma música no ritmo que mais gostar e dance, sem pensar em técnicas, solte-se, vibre, suspire, grite se quiser, cante, VIBRE!!!!!!

SÓ POR HOJE

SÓ POR HOJE


Só por hoje tratarei de viver exclusivamente este dia, sem querer resolver o problema de minha vida todo de uma só vez.

Só por hoje, terei o máximo cuidado com o meu modo de tratar as outras pessoas, vou controlar minhas maneiras, não criticarei ninguém e não pretenderei melhorar, nem disciplinar ninguém, a não ser a mim mesmo.

Só por hoje, sentirme-ei feliz com a certeza de ter sido criado para ser feliz. Não só em outro mundo, mas também neste. Vou parar de arrumar desculpas para que eu não possa encontrar-me com a felicidade.

Só por hoje, adaptarme-ei as circunstâncias sem pretender que as circunstâncias se adaptem a todos os meus desejos.

Só por hoje, dedicarei dez minutos to meu tempo a uma boa leitura, lembrando-me de que assim como é preciso comer para sustentar o meu corpo, assim também a leitura é necessária para alimentar a vida de minha alma.

Só por hoje, praticarei uma boa ação sem contá-la a ninguém, pelo simples fato de poder ajudar alguém.

Só por hoje, farei uma coisa de que não gosto, e se for ofendido em meus sentimentos, procurarei que ninguém o saiba.

Só por hoje, farme-ei um programa bem completo do meu dia. Talvez não o execute perfeitamente, mas em todo o caso, vou fazê-lo.

E guardame-ei de duas calamidades: Pressa e Indecisão

Só por hoje, ficarei bem firme na fé de que a divina providência se ocupa de mim mesmo como se só existisse eu no mundo, ainda que as circunstâncias manifestem o contrário.

Só por hoje, não terei medo de nada, em particular, não terei medo de gostar do que é belo, e não terei medo de crer na bondade, principalmente de acreditar que eu posso ser feliz.

OS MOMENTOS MÁGICOS DA VIDA

OS MOMENTOS MÁGICOS DA VIDA


Se você ficar aí onde você está, parado, sem fazer nada, não vai conseguir realizar o seu objetivo. E ainda pior: vai deixar de viver toda uma vida que existe lá fora, esperando apenas que você abra a porta do seu coração e deixe este medo ou orgulho de lado. A vida é simples, alegre, fantástica, porém, muito curta. É por isso que temos que viver muito intensamente, para não nos arrependermos mais tarde daquilo que não fomos ou não fizemos.

A vida é constituída de momentos mágicos, e assim como a mágica, ela ocorre em um determinado momento, não para sempre. Muitas pessoas acham que podem deixar para serem felizes amanhã, que hoje é muito difícil. E sempre têm uma desculpa: ou são concursos, ou são provas, vestibulares, ou então é muito trabalho. Mas quando você decidir viver aquilo que tanto deseja, pode ser que seja tarde de mais. Dizem que nunca é tarde de mais quando se tem boas ações, mas existem momentos que simplesmente não voltam.

O que adianta você gostar de alguém e não dizer isso para essa pessoa? Ao invés de pensar que essa pessoa poderá vir-lhe atrapalhar, pense no grande apoio que ela pode lhe dar ou oferecer. Não devemos tirar conclusões precipitadas das coisas e muito menos querer adivinhar o que passa pela mente dos outros. Se você tem medo de uma reação negativa, fica a pergunta bem simples, o que é pior: a verdade que derrama uma lágrima, mas que faz você ir em busca de seus objetivos, ou a mentira, que simplesmente te pára e que não deixa você ir atrás do que você sonha?

O que adianta você querer um trabalho com mais responsabilidade, sem fazer por merecer? Devemos acreditar que podemos conseguir, mas também agir para alcançar o nosso objetivo. Não adianta esperar uma força milagrosa, por que essa não vem sozinha. Ela vem de dentro de nós, de dentro da nossa mente, de dentro do nosso coração.

É preciso correr riscos na vida. E com isso, todos nós deparamos, sem exceção. Não adianta querer programar todo o nosso dia de tal maneira, porque sempre estará acontecendo algo de inesperado. Às vezes, o momento mágico está aí, mas só depende de você deixar que ele aconteça ou não. Felicidade é serenidade, e muitas vezes é a conquista dos nossos esforços. Você precisa ter um sonho, pois só assim é que a felicidade fará sentido. Você pode ter sofrimentos no meio do caminho – quem não tem? -, mas ao final, você se levanta, com muito mais força e coragem para viver e lutar por aquilo que almeja.

Quem tem medo de enfrentar essa realidade, sofre muito mais, mas quando criar essa coragem – por que todos nós em algum momento a criamos – sentirá que o tempo passou, e que talvez o que poderia ter sido feito no passado, hoje não adianta mais. O presente é vivido hoje e se sonhamos com o futuro, devemos começar a construí-lo agora, já, não no amanhã, pois senão, quando esse amanhã chegar, não terá nada reservado. Apenas um vazio, que muitas vezes é frio e silencioso.

Qual será o resultado ou a herança de tudo isso? Remorso, arrependimento, e a certeza de ter desperdiçado momentos mágicos que a vida deu. Os idosos não se arrependem daquilo que fizeram, mas daquilo que deixaram de fazer. Por isso, não espere acontecer para acreditar. Construa a base do seu futuro a partir de agora, e seja feliz para o resto da sua vida, sempre se orgulhando de ter feito tudo aquilo que você quis.

LIÇÃO DE VIDA

LIÇÃO DE VIDA


No meio do barulho e da agitação, caminhe tranqüilo, pensando na paz que você pode encontrar no silêncio.

Procure viver em harmonia com as pessoas que estão ao seu redor, sem abrir mão de sua dignidade.

Fale a sua verdade, clara e mansamente.

Escute a verdade dos outros, pois eles também têm a sua própria história.

Evite as pessoas agitadas e agressivas: elas afligem o nosso espírito.

Não se compare aos demais, olhando as pessoas como superiores ou inferiores a você: isso o tornaria superficial e amargo.

Viva intensamente os seus ideais e o que você já conseguiu realizar.

Mantenha o interesse no seu trabalho, por mais humilde que seja:
ele é um verdadeiro tesouro na contínua mudança dos tempos.

Seja prudente em tudo que fizer, porque o mundo está cheio de armadilhas.

Mas não fique cego para o bem que sempre existe.

Há muita gente lutando por nobres causas.

Em toda parte, a vida está cheia de heroísmo.

Seja você mesmo. Sobretudo não simule afeição e não transforme o amor numa brincadeira, pois no meio de tanta aridez, ele é perene como a relva.

Aceite com carinho o conselho dos mais velhos e seja compreensivo com os impulsos inovadores da juventude.

Cultive a força do espírito e você estará preparado para enfrentar as surpresas da sorte adversa.

Não se desespere com perigos imaginários: muitos temores têm sua origem no cansaço e na solidão.

Ao lado de uma sadia disciplina, conserve, para consigo mesmo, uma imensa bondade.

Você é filho do Universo, irmão das estrelas e árvores, você merece estar aqui.
E mesmo se você não puder perceber, a terra e o Universo vão cumprindo o seu destino.

Procure, pois, estar em paz com DEUS, seja qual for o nome que você lhe der.

No meio de seus trabalhos e aspirações, na fatigante jornada pela vida, conserve, no mais profundo do ser, a harmonia e a paz.

Acima de toda mesquinhez, falsidade e desengano, o mundo ainda é bonito.

Caminhe com cuidado, faça tudo para ser feliz e partilhe com os outros a sua felicidade.

FILOSOFIA DO SUCESSO

FILOSOFIA DO SUCESSO

Se você pensa que é um derrotado, você será um derrotado.
Se não pensar quero a qualquer custo, não conseguirá nada.

Se você fizer as coisas pela metade, você será um fracassado.
Nós descobrimos neste mundo que o sucesso começa pela intenção da gente tudo se determina pelo nosso espírito.

Se você pensa que é um malogrado, você se torna como tal.
Se você almeja atingir uma posição mais elevada, deve, antes de obter a vitória dotar-se da convicção de que conseguirá infalivelmente.

A luta pela vida, nem sempre é vantajosa aos fortes, nem aos espertos.
Mais cedo ou mais tarde, quem cativa a vitória é aquele que crê plenamente: EU CONSEGUIREI!

EM BUSCA DA FELICIDADE

EM BUSCA DA FELICIDADE


Não existe uma vida feliz, apenas momentos felizes... Aproveite cada olhar, abraço ou beijo; são momentos únicos, que ficam na eternidade... Viver o momento presente traz a plenitude da vida. Ter a consciência de que o passado não retorna mais e o futuro depende, apenas, do que decidirmos hoje, neste exato momento.

A chave da felicidade está dentro de nós: o livre arbítrio. Decisões que vêm num turbilhão e modificam toda uma existência... Não procrastine, não tenha medo de viver! Não há certezas, apenas tentativas. Tudo depende do que você decide neste exato instante. Cada dia tem o seu segredo: delicioso, mágico. A realidade é escolha sua, faça bom proveito!

Mudar os outros? Só se a outra pessoa quiser! Caso contrário, desista. É energia perdida. O segredo está na aceitação, aparando arestas... Agora, se o lado sombra do outro começar a incomodar e os defeitos saltarem aos seus olhos sem parar, bem... Está na hora de dar um tempo!

Medo de mudanças? É um atraso de vida. São transformações para o nosso crescimento pessoal, experiências para melhorarmos como indivíduos. Medo de dirigir, medo de separar, medo de ter filhos, medo de arrumar um novo emprego, medo de viajar, medo de se apaixonar, medo de sentir emoções, medo de gostar, medo de não dar certo, medo de aceitar desafios, medo de viver!

Vale a pena? Deixar de aproveitar as oportunidades da vida, por puro medo! Pode acontecer de tentar e não dar certo? Sim, pois o futuro a Deus pertence. Mas, se realmente você quer, deseja com a sua alma, arrisque! Não sinta culpas, pense em sua felicidade. Não importa a duração e sim, a intensidade dos sentimentos. Prefira mil dias em um a um dia em mil. Programe-se para dar a virada na sua vida!

Permita que a sua alma fale mais alto. O coração tem razões que a própria razão desconhece. Não se pede para se apaixonar por João ou Pedro, simplesmente acontece... E sem motivos lógicos. Num piscar de olhos, num sorriso, numa brincadeira inocente, na fila do supermercado, na Internet... É para sempre? Não dá para saber... É uma experiência. As pessoas estão em constante mutação. Como dizia o poeta: "Que o amor seja eterno enquanto dure". Sem cobranças...

A realização profissional acontece se trabalhamos com paixão, numa atividade que nos completa. Trabalhar com energia, envolvimento, naquilo que gostamos, traz bem-estar, alegria de viver e equilíbrio. Como tudo que é feito com o coração aberto...

Onde colocarmos a energia chamada amor dá flores, frutifica e retorna em dobro. E o amor, meu amigo, é incondicional...

Tenha vida própria, atualize-se, torne-se interessante. Vá ao cinema, faça exercícios, estude, trabalhe como voluntário(a)! Vá à luta! Você é o único responsável pela sua vida. Realize os seus sonhos, viva intensamente, sem medo de ser feliz!

É PRECISO CORRER RISCOS

É PRECISO CORRER RISCOS


É preciso correr riscos.
Só entendemos direito o milagre da vida
quando deixamos que o inesperado aconteça.
Todos os dias Deus nos dá - junto com o sol -
um momento em que é possível
mudar tudo que nos deixa infelizes.
Todos os dias procuramos fingir que
não percebemos este momento,
que ele não existe, que hoje é igual a ontem
e será igual a amanhã.

Mas, quem presta atenção ao seu dia,
descobre o instante mágico.
Ele pode estar escondido na hora
em que enfiamos a chave na porta pela manhã,
no instante do silêncio logo após o jantar,
nas mil e uma coisas que parecem iguais.
Este momento existe - um momento em que toda
a força das estrelas passa por nós,
e nos permite fazer milagres.

A felicidade às vezes é uma benção -
mas geralmente é uma conquista.
O instante mágico do dia nos ajuda a mudar,
nos faz ir em busca de nossos sonhos.
Vamos sofrer, vamos ter momentos difíceis,
vamos enfrentar muitas desilusões -
mas tudo é passageiro, e não deixa marcas.
E, no futuro, podemos olhar para trás com orgulho e fé.

Pobre de quem teve medo de correr os riscos.
Porque este talvez não se decepcione nunca,
nem tenha desilusões, nem sofra como aqueles
que têm um sonho a seguir.
Mas quando olhar para trás -
porque sempre olhamos para trás -
vai escutar seu coração dizendo:
"O que fizestes com os milagres que
Deus semeou por teus dias?
O que fizeste com os talentos que
teu Mestre te confiou?"

CRESCER É COMPARTILHAR

CRESCER É COMPARTILHAR


Suas manhãs chegam, uma a uma...

E você prossegue...

Sua vida, sua conduta, suas confusões...

Suas alegrias, suas tristezas, estados passageiros...

Se olhar para traz verá quantas coisas já foram vividas. Quanto já chorou, quanto já sorriu, quanto já amou, quanto já se enfureceu...

Quanto já ganhou, quanto já pareceu perder... Quanto cresceu!

E, aos poucos, em seu curso, verá que os milagres estão presentes no dia a dia.

Um pouco de amor àquele que precisa, e saberá ter o amor em seu coração.

Um pouco de compreensão àquele que necessita, e poderá compreender melhor a si próprio.

Dar é receber.

Este ciclo é o ciclo da vida, onde se aprende que crescer é compartilhar, que viver com amor é dar amor, que viver em paz é dar paz.

Desfrute dessa condição, ela foi feita para que você perceba a importância do compartilhar.

Seja como as manhãs que acolhem a sua presença, compartilhando as suas cores, os seus ares, a sua leveza, para que o seu dia seja realmente lindo!

CORRA ATRÁS DOS SEUS SONHOS

CORRA ATRÁS DOS SEUS SONHOS


Todos nós sempre almejamos algo ou queremos algo para a nossa vida. E em toda ela sempre batalhamos para conseguir o que desejamos. Mas às vezes, por algum motivo, sentimos medo de realizar os nossos sonhos. Mas é a esperança de um dia poder realizá-los que nos deixa vivos, e que permite que continuemos a batalhar por eles.

Entretanto, há algumas vezes que simplesmente, por termos perdido uma batalha, desistimos do que desejamos ter e acabamos por dizer que nossa vida não tem mais sentido, que não vale mais a pena viver.

Um grande problema para não realizarmos ou colocarmos em prática o que sonhamos é o medo do que pode vir a acontecer, medo das reações de outras pessoas que estão ao seu redor, medo de comentários ou mesmo críticas, mas se não tentarmos, jamais conseguiremos.

Se você gosta de alguém e não diz a esta pessoa o que sente, ela jamais saberá o que você está sentindo. E pior ainda é se ela sente a mesma coisa e também não tem coragem de lhe dizer. Imagine quantos momentos juntos foram desperdiçados pelo simples medo de falar para essa pessoa o que você sentia.

Se você almeja um cargo importante no local onde trabalha, você jamais conseguirá se não fizer um esforço por si próprio. Lute, estude, esforce-se, mostre que você é capaz de assumir um cargo de mais responsabilidade. Agora, se você desistir no meio do caminho, só por que outro colega seu conseguiu o cargo que você deseja antes de você, onde isso vai parar? Vale a pena desistir de tudo só por que o sucesso veio antes para outra pessoa conhecida sua? Se você desistir de tudo, daí sim, o sucesso nunca chegará mesmo.

Às vezes, esse medo pode ser prejudicial, pois quando resolvermos perdê-lo possa ser tarde de mais. Quando estamos com euforia e vontade de lutar, devemos lutar, pois o nosso esforço, de alguma forma será recompensado. Lembre-se que tudo no final sempre irá dar certo, e que se ainda não deu certo, é por que o final ainda não chegou. Mas depende de nós conseguirmos chegar até ele.

O que é pior: a mentira que conforta ou a verdade que derrama uma lágrima, mas que nos faz ir a busca de nossos objetivos? Se você opta pela mentira que conforta, deve saber que jamais irá conseguir conhecer a verdade, pois você estará vivendo de uma mentira. No entanto, se você opta pela verdade, algumas lágrimas podem até cair, mas após isso, você se levanta com mais forças ainda para batalhar por aquilo que você almeja. Com a verdade ao seu lado, você poderá tomar novos rumos, pois os rumos que você está seguindo são verdadeiros.

Nunca desista dos seus sonhos, por mais distantes que eles pareçam estar de você, pois quem desiste daquilo que ama está designado a uma vida de tristezas e limites. Aquele que batalha, sempre terá a felicidade das vitórias que conseguir. Um dia, o seu sonho irá tornar-se sim realidade, e você verá que valeu a pena tanto esforço e sacrifício para alcançá-lo.

CANTE, RIA, PRATIQUE

CANTE, RIA, PRATIQUE


Faça como os pássaros, comece o dia cantando, pois a música é o alimento para o espírito. Cante qualquer coisa. Cante desafinado que seja, mas cante. Já diz o ditado: "quem canta, seus males espanta". Cantas dilata os pulmões e abre a alma para tudo de bom que a vida tem a oferecer. Se insistir em não cantar, ao menos ouça muita música, e deixe-se absorver por ela e pelo seu sentido.

Ria da vida, dos problemas, de você mesmo. A gente começa a ser feliz quando é capaz de rir da gente mesmo. Rir das coisas boas que lhe acontecem é importante. Ria também das besteiras que você já fez. Ria abertamente, para que todos possam contagiar-se com a sua alegria. Não deixe-se abater pelos problemas. Se você procurar convencer-se de que está bem, vai acabar acreditando que realmente está e quando menos perceber, vai se sentir realmente bem.

O bom-humor, assim como o mal-humor é contagiante. Qual deles você escolhe? A decisão é sua a cada novo dia. Se você estiver bem-humorado, as pessoas ao seu redor também ficarão e isso lhe dará mais força e mais vitalidade.

Leia coisas positivas, bons livros, poesia, por que a poesia é a arte de aceitar a alma. Leia romances, a bíblia, histórias de amor, ou qualquer coisa que faça reavivar os seus sentimentos mais íntimos e mais puros.

Pratique algum esporte, ocupe-se de coisas boas, pois o peso da cabeça já é tão grande com tantos problemas e tem que ser contrabalançado com alguma coisa especialmente positiva e boa para termos boas sensações e grandes lições na vida.

Você certamente vai se sentir bem disposto, mais animado, mais jovem. Encare as suas obrigações com satisfação, pois é maravilhoso quando se gosta do que se faz. Ponha amor em tudo o que estiver ao seu alcance. Se você se propuser a fazer alguma coisa, faça da melhor maneira possível, mergulhe da cabeça, se entregue de corpo, alma e coração. Não viva de emoções mortas, pois o mundo está cheio de pessoas que são próprias dessas emoções. São pessoas que acabam tornando-se vazias. Você pode até sair machucado enfrentando as dificuldades, mas verá que valeu muito mais a pena, pois as dificuldades da vida, são elas que nos ensina a sermos fortes e que nos trazem a verdadeira felicidade.

O TAMANHO DAS PESSOAS

O TAMANHO DAS PESSOAS


Os tamanhos variam conforme o grau de envolvimento.

Ela é enorme para você, quando fala do que leu e viveu, quando trata você com carinho e respeito, quando olha nos olhos e sorri destravado.

É pequena para você quando só pensa em si mesma, quando se comporta de uma maneira pouco gentil, quando fracassa justamente no momento em que teria que demonstrar o que há de mais importante entre duas pessoas: a amizade, o respeito, o carinho, o zelo e até mesmo o amor.

Uma pessoa é gigante para você quando se interessa pela sua vida, quando busca alternativas para o seu crescimento, quando sonha junto com você.

É pequena quando desvia do assunto.

Uma pessoa é grande quando perdoa, quando compreende, quando se coloca no lugar do outro, quando age não de acordo com o que esperam dela, mas de acordo com o que espera de si mesma.

Uma pessoa é pequena quando se deixa reger por comportamentos clichês..

Uma mesma pessoa pode aparentar grandeza ou miudeza dentro de um relacionamento, pode crescer ou decrescer num espaço de poucas semanas.

Uma decepção pode diminuir o tamanho de um amor que parecia ser grande. Uma ausência pode aumentar o tamanho de um amor que parecia ser ínfimo.

É difícil conviver com esta elasticidade: as pessoas se agigantam e se encolhem aos nossos olhos. Nosso julgamento é feito não através de centímetros e metros, mas de ações e reações, de expectativas e frustrações.

Uma pessoa é única ao estender a mão, e ao recolhê-la inesperadamente, se torna mais uma.
O egoísmo unifica os insignificantes.

Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande... É a sua sensibilidade sem tamanho...

HÁ SEMPRE ALGUÉM

HÁ SEMPRE ALGUÉM


O mundo inteiro está cheio de pessoas.

Há pessoas caladas
que precisam de alguém para conversar.

Há pessoas tristes
que precisam de alguém que as conforte.

Há pessoas tímidas
que precisam de alguém que as ajude vencer a timidez.

Há pessoas sozinhas
que precisam de alguém para brincar.

Há pessoas com medo
que precisam de alguém para lhes dar a mão.

Há pessoas fortes
que precisam de alguém que as faça pensar
na melhor maneira de usarem a sua força.

Há pessoas habilidosas
que precisam de alguém para ajudar a descobrir
a melhor maneira de usarem a sua habilidade.

Há pessoas que julgam
que não sabem fazer nada e precisam de alguém
que as ajude a descobrir o quanto sabem fazer.

Há pessoas apressadas
que precisam de alguém para lhes mostrar
tudo o que não tem tempo para ver.

Há pessoas impulsivas
que precisam de alguém que as ajude a não magoar os outros.

Há pessoas que se sentem de fora
e precisam de alguém que lhes mostre o caminho de entrada.

Há pessoas que dizem
que não servem para nada e precisam de alguém
que as ajude a descobrir como são importantes.

GUARDE ISSO NO SEU CORAÇÃO

GUARDE ISSO NO SEU CORAÇÃO


Não espere o vento soprar na sua direção, nem corra atrás do vento. A vida está dentro de você e viver este dia é o melhor que você pode fazer. Não deixe alguém esperando pela sua palavra. Abra o seu coração e olhe para a dor da humanidade. Do seu lado pode estar alguém que sofre em silêncio. Não se feche nem retenha as coisas boas. Solte, libere a sua melhor parte.

Há muitas mãos estendidas, há muitos rostos chorando, há muitas vidas precisando de você. Há dor no mundo! Há fome! Há luta! Há dor sobretudo NA ALMA das pessoas.

Você pode, se você acha que pode. Faça algo neste dia. . . Pode ser que amanhã a sua palavra fique presa na garganta porque a morte se sobrepõe a vida. Não retenha a sua fidelidade, o seu gesto de amor, a sua solidariedade, a sua amizade, o seu melhor sentimento. Não sabemos o que nos espera no próximo minuto. Uma existência toda se esvai num segundo determinante. Faça a sua parte no mundo. Não silencie, não se omita.

Pode ter certeza. Algum coração neste momento bate por você, uma alma ferida precisa das suas palavras, um amigo espera seu gesto, um faminto espera o pão, um doente a cura, alguém que você nem conhece deseja intensamente estar vivo e no seu lugar. Deus habita no meio daquele que tem o maior sentimento do universo: O AMOR

Nossas vidas só começam de fato quando percebemos que não adianta querer ser o maior e o melhor entre as pessoas, mas sim quando conseguirmos enxergar nas pequenas coisas que observamos, nos pequenos detalhes, as grandes verdades e o fruto do amanhã, que contém a semente da sabedoria.

GOSTO DE PESSOAS COMO VOCÊ

GOSTO DE PESSOAS COMO VOCÊ


Gosto de gente com a cabeça no lugar,
De conteúdo interno,
Idealismo nos olhos e dois pés no chão da realidade.
Gosto de gente que ri,
Chora, se emociona com uma simples carta,
Um telefonema, uma canção suave, um bom filme,
Um bom livro, um gesto de carinho, um abraço, um afago.

Gente que ama e curte saudades, gosta de amigos,
Cultiva flores, ama animais.
Admira paisagens, poeira;
E escuta.

Gente que tem tempo para sorrir bondade,
Semear perdão, repartir ternuras,
Compartilhar vivências e dar espaço para as emoções dentro de si,
Emoções que fluem naturalmente de dentro de seu ser!

Gente que gosta de fazer as coisas que gosta,
Sem fugir de compromissos difíceis e inadiáveis,
Por mais desgastantes que sejam.

Gente que colhe, orienta, se entende, aconselha,
Busca a verdade e quer sempre aprender,
Mesmo que seja de uma criança, de um pobre, de um analfabeto.

Gente de coração desarmado, sem ódio e preconceitos baratos.
Com muito AMOR dentro de si.
Gente que erra e reconhece, cai e se levanta,
Apanha e assimila os golpes,
Tirando lições dos erros e fazendo redentora suas lágrimas e sofrimentos.
Gosto muito de gente assim.....

E desconfio que é deste tipo de gente que DEUS também gosta!

ÁRVORE DE AMIGOS

ÁRVORE DE AMIGOS


Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho. Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem. Mas outras apenas vemos entre um passo e outro. A todas elas chamamos de amigo. Existem muitos tipos de amigos. Talvez cada folha de uma árvore caracterize um deles. O primeiro que nasce do broto é o amigo pai, o amigo mãe e mostram o que é ter vida. Depois, vem o amigo irmão, com quem dividimos o nosso espaço para que ele floresça como nós. Passamos a conhecer toda a família de folhas, a qual respeitamos e desejamos o bem.

Mas o destino nos apresenta outros amigos, os quais não sabíamos que iam cruzar o nosso caminho. Muitos desses, são denominados amigos do peito, do coração. São sinceros, verdadeiros, sabem quando não estamos bem e sabem o que nos faz feliz. Às vezes, um desses amigos do peito está no nosso coração. E então é chamado de amigo namorado, namorada. Esse dá brilho aos nossos olhos, música aos nossos lábios, pulos aos nossos pés.

Mas também há aqueles amigos por um tempo. Talvez, umas férias, ou mesmo um dia, ou uma hora, quem sabe. Esses costumam colocar muitos sorrisos em nossa face durante o tempo que estamos por perto. Falando em perto, não podemos esquecer dos amigos distantes, aqueles que ficam nas pontas dos galhos, mas que quando o vento sopra aparecem novamente entre uma folha e outra.

O tempo passa, o verão se vai, o outono se aproxima e perdemos algumas de nossas folhas. Algumas nascem no outro verão e outras permanecem por estações. Mas o que nos deixa mais feliz é que as que caíram continuam por perto, continuam alimentando a nossa raiz com alegria. Lembranças de momentos maravilhosos enquanto cruzavam o nosso caminho.

Eu desejo a você, folha da minha árvore, paz, amor, saúde, sucesso, prosperidade, hoje e sempre, simplesmente por que cada pessoa é única. Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós. Há os que levaram muito, mas não há os que não deixaram nada. E essa é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova evidente que duas almas não se encontram por acaso.

APAIXONE-SE

APAIXONE-SE

Apaixone-se definitivamente pelo SEU sonho
(o sonho de ninguém deve ser mais apaixonante que o seu).

Apaixone-se por sua família
(mesmo que ela não seja do jeito que você planejou, ainda assim, ela é a sua família).

Apaixone-se pelo SEU talento
(mesmo que seu lado crítico insista para você escolher realizar outras coisas, mais "convenientes").

Apaixone-se mais pela viagem do que pela chegada a seu destino
(a primeira é garantida.).

Apaixone-se pelo SEU corpo
(mesmo que ele esteja fora de forma, pois de "qualquer forma" ele é a única casa que você realmente possui).

Apaixone-se pelas suas memórias mais deliciosas
(ninguém pode tirá-las de dentro de você e elas são excelentes fontes de inspiração em momentos de dor).

Apaixone-se por aquelas besteiras saudáveis que passam por sua mente entre um e outro momento de estresse (elas ajudam a sobreviver!).

Apaixone-se pelas pessoas que estão ao seu lado na caminhada do dia-a-dia (a pessoa certa é aquela que está definitivamente do seu lado).

Apaixone-se pelo sol
(ele é fiel, gratuito, absolutamente disponível e dá prazer).

Apaixone-se por alguém
(não espere alguém se apaixonar antes por você, só por garantia e segurança).

Apaixone-se pelo SEU projeto de vida
(acredite, a vida é só sua!).

Apaixone-se pela dança da vida, que está sempre em movimento dentro da gente, mas que, por defesas nós teimamos em aprisionar.

Apaixone-se mais pelo significado das coisas que você conquistar do que pelo seu valor material.

Apaixone-se por SUAS idéias
(mesmo que tenham dito que elas não serviam pra nada).

Apaixone-se por SEUS pontos fortes
(mesmo que os pontos fracos insistam em ficar em alto relevo no seu cérebro).

Apaixone-se pela idéia de ser verdadeiramente feliz
(felicidade encontra-se de sobra nas prateleiras de seus recursos interiores).

Apaixone-se pela música que você pode ser para alguém...
Apaixone-se por SER HUMANO!
Apaixone-se definitivamente por VOCÊ!

APAIXONE-SE RÁPIDO! O PODER DE DECISÃO SÓ PERTENCE A VOCÊ!

AMIGO É AQUELE

AMIGO É AQUELE

Amigo é alguém que te dá um pedacinho de chão
quando é de terra firme que você precisa;
Ou um pedaço do céu se é sonho que te faz falta.
Amigo é mais que mão estendida, é mente aberta,
coração pulsante, costas largas...
É aquele que dá e não espera o retorno,
porque o ato de compartilhar já o satisfaz;
É quem já sentiu ou um dia vai sentir o mesmo que você;
É aquele que entende o seu desejo de voar e subir;
Fica enfurecido ao enxergar o seu erro,
embora saiba que perfeição é utopia;
É o Sol que seca suas lágrimas
e a polpa que adoça seu sorriso.
É quem não tem egoísmo;
Amigo é aquele que toca sua ferida,
vibra com as suas vitórias,
ou faz piadas para amenizar o problema.
Amigo na verdade é quem te ama e ponto final.
É quem tentou e fez;
É quem sorri sem achar motivo aparente,
a ao achar aquilo que você nem sabia que procurava.
É aquele que te ouve no telefone com a mesma atenção
de quem está olhando nos olhos.
Amigo é quem ouve e fala com o olhar.
Tem a palavra certa e o olhar expressa dor ou alegria.
É a Lua, a estrela mais brilhante,
a luz que renova a cada instante.
Amigo é aquele que diz "te amo"
sem risco de ser mal interpretado.
É verdade, razão, sonho ou sentimento.
E amigo é pra sempre, mesmo que sempre não exista.

ACORDA PARA A VIDA

ACORDA PARA A VIDA

Acorda pra vida, tem um dia lá fora.
Um sol te esperando, pra ser feliz não tem hora.
A cara amarrada troco por um sorriso.
Que guerra que nada, é de amor que eu preciso.
Se a gente pensar tudo é lindo assim será
Que o mundo inteiro está sorrindo, então estará.
Pois Deus existe e está pedindo pra gente cantar

Uma chance pra paz, tristeza não mais.
A vida e a sorte só uma se faz
Existe uma força, existe um poder.
Porque você tem Deus, porque Deus tem você.

A vida é difícil a gente sabe que é.
Mais pode ser fácil, basta você ter fé.
Problemas existem, podem ser superados.
Entrega pra Deus, seu melhor advogado.
Se a gente pensar tudo é lindo assim será
Que o mundo inteiro está sorrindo, então estará.
Pois Deus existe e está pedindo pra gente cantar

Uma chance pra paz, tristeza não mais.
A vida e a sorte só uma se faz
Existe uma força, existe um poder.
Porque você tem Deus, porque Deus tem você.

Assuma seus erros, encare a vida de frente.
A verdade é escudo pra quem é um valente.
Aceite sua vida sem ter inveja de nada.
O pouco com Deus é muito, o muito sem Deus é nada.
Se a gente pensar tudo é lindo assim será
Que o mundo inteiro está sorrindo, então estará.
Pois Deus existe e está pedindo pra gente cantar

Uma chance pra paz, tristeza não mais.
A vida e a sorte só uma se faz
Existe uma força, existe um poder.
Porque você tem Deus, porque Deus tem você.

O AMOR E A FELICIDADE

O AMOR E A FELICIDADE

Temos a mania de achar que amor é algo que se busca. Buscamos o amor nos bares, na internet , nas paradas de ônibus. Como num jogo de esconde-esconde, procuramos pelo amor que está oculto dentro das boates, nas salas de aula, nas platéias dos teatros. Ele certamente está por ali, você quase pode sentir seu cheiro, precisa apenas descobri-lo e agarrá-lo o mais rápido possível, pois só o amor constrói, só o amor salva, só o amor traz felicidade.

Há quem acredite que o amor é medicamento. Pelo contrário. Se você está deprimido, histérico ou ansioso demais, o amor não se aproxima, e caso o faça, vai frustrar sua expectativa, porque o amor quer ser recebido com saúde e leveza, ele não suporta a idéia de ser ingerido de quatro em quatro horas, como um antibiótico para combater as bactérias da solidão e da falta de auto estima.

Você já ouviu muitas vezes alguém dizer: "Quando eu menos esperava, quando eu havia desistido de procurar, o amor apareceu."

Claro!!!, o amor não é bobo, quer ser bem tratado, por isso escolhe as pessoas que, antes de tudo, tratam bem de si mesmas. O Amor, ao contrário do que se pensa, não tem de vir antes de tudo. Antes de estabilizar a carreira profissional, antes de fazer amigos, de viajar pelo mundo, de curtir a vida.

Ele não é uma garantia de que, a partir de seu surgimento, tudo o mais dará certo. Queremos o amor como pré-requisito para o sucesso nos outros setores, quando, na verdade, o amor espera primeiro você ser feliz para só então surgir, sem máscara e sem fantasia. É esta a condição. É pegar ou largar.

Ser feliz é uma exigência razoável, e não é tarefa tão complicada. Felizes são aqueles que aprendem a administrar seus conflitos, que aceitam suas oscilações de humor, que dão o melhor de si e não se auto-flagelam por causa dos erros que cometem. Felicidade é serenidade. O amor é o prêmio para quem relaxa. "As pessoas ficam procurando o amor como solução para todos os seus problemas quando, na realidade, o amor é a recompensa por você ter resolvido os seus problemas."