segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Sucesso ou fracasso?

Sucesso ou fracasso?



Todos nós almejamos sermos bem sucedidos na vida, mas o modelo padrão de sucesso que a sociedade apresenta está fora da realidade para a maioria, e neste parâmetro muitos se sentem pequenos, vazios, indignos e fracassados!

Mas afinal, fracassados em quê?
Em não ser o outro?
Em não conseguir ser ou ter tudo o que representa o êxito materialista e consumista?
Que parâmetro injusto é este que concordamos em impor a nós mesmos em detrimento dos nossos próprios anseios e conquistas sem levar em conta a nossa realidade, singularidade e consequentemente o que realmente nos importa?

Muitos passam boa parte da vida trilhando uma estrada que se ajuste a esta visão de êxito para depois descobrirem que aquele não era seu caminho, e assim se vêem perseguindo objetivos que não lhes dizem respeito, freqüentando lugares que na verdade não apreciam, convivendo com pessoas que nem mesmo suportam em meio a um mundo do qual não pertencem, vivendo de aparências num círculo compulsivo de acúmulo e desperdício que só traz vazio e miséria e não consegue preencher a necessidade afetiva e espiritual.

Somos diferentes e é justamente esta diferença que nos faz extraordinários! Como aceitar que o meio ou um produto nos imprima um valor nos tornando massificados e comuns?!

Nesta sociedade materialista, em meio ao bombardeio de conteúdos hipócritas relacionados ao sucesso e fracasso podemos observar até mesmo crianças e adolescentes psicologicamente já adultos no ato do consumismo e preocupados em se ajustarem aos conceitos pré-estabelecidos desta para se sentirem admirados e aceitos, cabe aqui refletir sobre o quanto estamos contribuindo para que isto se fixe como verdade no exemplo que damos à eles, pois estamos sempre sendo observados e podemos estar contribuindo para perpetuar o estigma do vazio na busca de um sucesso que nunca satisfaz.

Temos que incentivar a criatividade e o seu exercício para que o talento verdadeiro de cada um seja exaltado e dele advenha a visão singular e real do êxito e o genuíno sentimento de completude e bem estar!

O sucesso não é ser o melhor ou ter as melhores coisas e sim aprender a sonhar o nosso próprio sonho, até mesmo porque o que representa sucesso para um pode representar o fracasso para outro!
Temos que ser responsáveis ao determinar o que é sucesso dentro do que realmente faz sentido para nós, conseguindo assim o nosso melhor sem tentarmos ser sempre o melhor de todos em estressante competição movidos pela cobiça, ciúmes e arrogância!

E ao invés de ficarmos reclamando ou com inveja do sucesso do outro, porque não nos empenharmos para também crescer, procurando nos aperfeiçoar?! Quando o comodismo fala mais alto, fica mais fácil pensar na “sorte” do outro, mas até mesmo esta se mantém quando a oportunidade encontra a habilidade, a competência e o esforço.
Não é fácil lidar com nossos limites e falhas aceitando que nem sempre conseguimos tudo o que queremos, e algumas vezes por puro demérito! E mesmo nos esforçando, infelizmente nem sempre seremos reconhecidos ou premiados, mas é preciso permanecer na ousadia de tentar, na disciplina e na determinação de vencer sem subestimar nosso valor!

Sucesso e fracasso podem também a ser a face da mesma moeda, por isto o sucesso deve ser medido no que se está disposto a sacrificar e se realmente vale a pena, nos perguntado sempre pra que, porque e pra quem.
Podemos desfrutar de nossas conquistas sem fazer destas o nosso alicerce, pois materialismo, modismo, poder e status nada significam se perdermos nosso equilíbrio interior.

O autêntico sucesso não está no prazer fugaz de uma conquista mas na construção do dia a dia, na razão que nos move e em como nos sentimos.
Até mesmo a dor e os obstáculos podem se transformar em êxito quando conseguimos tirar destas uma lição. Às vezes só enxergamos o essencial quando passamos por situações difíceis e percebemos que as coisas mais importantes na nossa vida nada custam.

Somos o resultado de nossas escolhas e a cada experiência vamos criando um melhor entendimento que nos ajuda a valorizar preciosos ensinamentos que nos levam a maturidade, ao resgate da nossa essência e a verdadeira compreensão do significado do êxito.
O importante é tentar conseguir o nosso melhor naquilo que nos propomos a fazer na família, no trabalho ou onde quer que seja, sem ficar nos comparando, criticando ou estabelecendo objetivos inalcançáveis, sempre procurando motivos para nos sentir um fracasso!

O fracasso pode nos paralisar ou ser a oportunidade de um recomeço, portanto não podemos desperdiçar oportunidades inclusive com a usual desculpa de que é tarde demais, pois a vida acontece neste curto espaço que chamamos de “agora” e sempre é tempo de recomeçar!

Apesar de pequenos diante do universo, Deus nos fez fortes o suficiente para lutar, vencer e suportar derrotas inevitáveis que fazem parte de nossa aprendizagem e crescimento e que são também valorosas tentativas que utilizamos para nos aventurar ao sucesso!

O importante é lutar sempre, permanecendo na tranqüilidade de quem cumpre sua verdadeira e nobre missão, contribuindo para que a vida que se encontra em constante processo de transformação e renovação seja sempre gloriosa em sua genial essência de magnífica simplicidade!

ACREDITE

ACREDITE


Quem é obcecado pela perfeição,
Torna-se vítima fácil da infelicidade.

Quem sempre frequentou a escola do sucesso,
Está mal equipado para enfrentar adversidades.

Quem se preocupa demais com o futuro,
Não vê as oportunidades presentes.

Quem diz constantemente Sim,
Permite que outros definam sua própria identidade.

Quem tem necessidade de contrariar tudo,
Não descobriu a própria vulnerabilidade.

Quem se preocupa demais em proteger a máscara de ser bom,
Não está em Paz com sua condição de poder falhar ou errar.

Quem se sente oprimido pelas próprias limitações,
Necessita encontrar urgentemente tempo para celebrar seus dons.

Quem quer a todo custo ser Deus,
Esqueceu de ser simplesmente um ser humano.

Quem acredita e se dedica única e exclusivamente ao trabalho,
Necessita fazer amigos para se tornar alegre e espontâneo.

Quem quase naufragou num mar de lágrimas,
Está convidado a dar mais espaço para o sorriso.

Apaixone-se pela manhã,
que em todos os dias te levanta com os pés firmes no chão.

Apaixone-se pelas canções,
que mesmo quando todos se calam, elas ainda sussurram o refrão em seus ouvidos.

Apaixone-se pelo hoje,
que te faz respirar, enxergar, sentir, viver...

Apaixone-se por você,
pois não existirá ninguém melhor para se amar do que a si mesmo,pois só descobrimos o que é amor, quando nos apaixonamos primeiramente por nós mesmos.

Apaixone-se pela vida,
ela é o único presente que você diz que não pediu, mas que jamais deseja perder.

Apaixone-se mil vezes pela mesma coisa, se esse sentimento te faz crescer, apaixone-se cada dia mais e mais.

O tempo vai passar, e com ele você irá envelhecer...
E nessa rotina da vida, nunca se esqueça...
Apaixone-se mil vezes por você,
seja em qual época ou lugar for...

Você é a eternidade!

Você é a eternidade!


Você não é um momento; você é a eternidade.

Dê ao presente a verdadeira dimensão que ele possui.

Por que se desesperar se algo não flui da forma que você planejou?

Por que chorar se um sonho não aconteceu?

Todas essas coisas pertencem ao momento presente.

Sua vida é formada por muito mais que apenas um momento. Fatos, acontecimentos, são apenas detalhes que serão ultrapassados e com o distanciamento que o tempo provoca, serão lembrados apenas como eventos passageiros.

Não se deixe atormentar por pequenas coisas; elas passarão.

Não desanime quando o sucesso parecer se afastar de você.

Reaja e renove sua maneira de agir.

Talvez você não esteja usando seus melhores recursos de ação.

Transforme-os, então.

Não aceite que um fracasso o faça desistir de seus propósitos.

Espere o melhor momento e recomece.

Porque este momento não representa a totalidade da sua vida.

Não permita que ele seja mais forte do que sua vontade de vencer.

Você é a eternidade!

Estude a si mesmo

Estude a si mesmo


Em matéria de felicidade convém não esquecer que nos transformamos sempre naquilo que amamos.

Quem se aceita como é, doando de si á vida o melhor que tem, caminha mais facilmente para ser feliz como espera ser.

A nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação á felicidade que fizermos para os outros.

A alegria do próximo começa muitas vezes no sorriso que você lhe queira dar.

A felicidade pode exibir-se, passear, falar e comunicar-se na vida externa, mas reside com endereço exato na consciência tranqüila.

Se você aspira a ser feliz e traz ainda consigo determinados complexos de culpa, comece a desejar a própria libertação.

Estude a si mesmo, observando que o auto-conhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.

Amor é a força da vida e trabalho vinculado ao amor é a usina geradora da felicidade.

Se você parar de se lamentar, notará que a felicidade está chamando o seu coração para a vida nova.

Se tudo te aflige, se a sua vida é uma somatória de enganos, de dores e aflições, peça apenas amor, aprenda a amar sem distinção, sem obrigação, sem esperar recompensa, a não ser o próprio amor; nada é mais forte que o amor que é tão generoso que perdoa sem pedir perdão, que transforma água em remédio, desafeto em amizade, amizade em família, paixão em eternidade.

Quando o céu estiver em cinza, a derramar-se em chuva, medite na colheita farta que chegará do campo e na beleza das flores que surgirão no jardim.

É na vida íntima, no desabrochar de nossas faculdades, de nossas virtudes, que está o manancial das felicidades futuras.

Olhemos atentamente para o fundo de nós mesmos.

Fechemos, por alguns instantes, nosso entendimento às coisas externas.

Depois de havermos habituado nossos sentidos ao silêncio, seremos capazes de ouvir vozes fortificantes e consoladoras.

O homem, consciente de si mesmo e de seus recursos latentes, sente crescerem suas forças na razão dos esforços que desenvolve em determinado sentido.

Com a sua vontade, você conquista a plenitude de sua existência.

Se soubermos aceitar este fato, a vida se torna mais simples e só então poderemos tirar o melhor proveito do que temos
e do que somos.

Viver é ser feliz

Viver é ser feliz


Devemos viver cada momento como se não houvesse amanhã.
Viver com alegria é saber aproveitar minutos de sabedoria, expulsar o rancor e conviver somente com o amor.
Há momentos que nem sempre nos trazem boas recordações mas, há outros que nunca sairam de nossos corações.
Mandar embora a violência e a guerra é encher de amor o planeta terra.
E se for magoado ou magoar, que seja perdoado e aprenda a perdoar.

A vida é tão bela, tão simples! A gente é que complica.

É importante persistir, pois a persistência nos dá grande felicidade e a possibilidade de superar um determinado obstáculo, fazendo de nós vitoriosos.

É tempo de viver você, tempo de colocar mais amor em tudo !!
A vida é isso, viver cada dia como se fosse o último, especial e único, com a alegria que é o fruto da nossa insistência na felicidade.
Vem ser feliz !!

Estude a si mesmo, observando que o auto-conhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.

Curta o que de melhor a vida lhe oferece com toda intensidade, como se fosse o último dia de sua vida ...
A vida muitas vezes é curta, mas mesmo assim seu caminho é longo.
Nela aprendemos a sorrir, chorar, amar, sofrer e a renascer, para amanhecer e termos um lindo dia...

Para ser feliz de verdade, é importante termos a consciência de que a felicidade não depende de fatores externos, e que precisamos estar emocionalmente aparelhados, para ver e sentir o prazer nas pequenas coisas da vida, e no próprio fato de estarmos vivos.

O mais importante está dentro de você.
São as suas qualidades de coragem,
Confiança e amor que querem brilhar,
Produzir resultados, dar-lhe saúde e paz.
Ponha-as em uso, visando realização,
Melhoria e pacificação,
E verá fluírem de dentro
Como um pássaro restituído à liberdade.
Renove-se.
Trabalhe com confiança.
Aja com fé no dia de hoje e no de amanhã.
Confie nas suas qualidades.