quarta-feira, 8 de julho de 2009

Assuma o leme de sua vida!

Assuma o leme de sua vida!



Daqui para a frente, veja a si mesmo e pense sobre si mesmo como o senhor de seu próprio destino, no total comando de sua vida. Veja-se como presidente de sua própria empresa de serviços pessoais, uma pessoa poderosa, completamente determinada e autodirecionada.

Recuse-se a se lamuriar e a se queixar de acontecimentos passados que não podem ser alterados. Em vez disso, volte-se para o futuro e pense no que quer e para onde está indo. Acima de tudo, pense nas suas metas. O simples fato de pensar em suas metas torna-o novamente positivo e determinado.

Defina o seu ponto de controle

As pessoas que têm um locus de controle interno sentem-se em total controle de suas vidas. Consideram-se fortes, confiantes e poderosas. Costumam ser otimistas e positivas. Sentem-se incrivelmente satisfeitas consigo mesmas e no controle absoluto de seus destinos.

Em contrapartida, as pessoas com um locus de controle externo sentem-se controladas por fatores externos, pelo patrão, pelas contas a pagar, o casamento, os problemas da infância e sua situação atual. Sentem-se fora de controle e, em conseqüência, fracas, irritadas, temerosas, negativas, hostis e impotentes.

O lado bom é que existe uma relação direta entre a quantidade de responsabilidade que você invoca para si e a quantidade de controle que percebe ter. Quanto mais você disser "Eu sou responsável", mais desenvolverá um locus interno de controle, e mais poderoso e confiante se sentirá.

Também existe uma relação direta entre responsabilidade e felicidade. Quanto mais responsabilidade você assume, mais feliz se torna. Tudo indica que as três coisas — responsabilidade, controle e felicidade — andam de mãos dadas.

Quanto mais responsabilidade você assume, mais sente que está no controle. Quanto mais sente que está no controle, mais feliz e confiante se torna. Quando você se sente positivo e no controle de sua vida, passa a estabelecer metas mais ambiciosas e desafiadoras para si mesmo. Também passa a encontrar a energia e a determinação necessárias para alcançá-las. Você terá a sensação de ter sua vida nas próprias mãos e de ser capaz de transformá-la no que bem entender.

Está em suas mãos

O ponto de partida do estabelecimento de metas consiste em perceber que você tem um potencial praticamente ilimitado de ser, ter ou fazer qualquer coisa que realmente queira na vida, desde que simplesmente o deseje muito e esteja disposto a trabalhar com afinco e perseverança para alcançá-lo.

A segunda parte do estabelecimento de metas consiste em aceitar total responsabilidade por sua vida e por tudo que lhe acontece, sem querer culpar ninguém nem nada, nem encontrar justificativas.

Tendo em mente esses dois conceitos — que o seu potencial é ilimitado e que você é totalmente responsável —, de maneira clara, você pode, agora, dar o passo seguinte, que consiste em começar a vislumbrar o seu futuro ideal.

Nenhum comentário: