Superando Problemas
Definir seus objetivos e planos para atingi-los faz parte do coaching de vida
O processo de coaching de vida é conhecido pelas perguntas eficientes que fazem parte de princípios da Programação Neurolinguística. É uma técnica rica em conduzir dentro de cada pessoa um melhor estado emocional, com ações e resoluções necessárias. Dessa maneira, o sucesso fica mais próximo.
Seguem algumas idéias de podem lhe dar uma direção e facilitar o processo de superação e ação.
1- Onde está seu foco de atenção hoje? Está no problema ou na solução?
Você pode e deve focar sua energia no que quer ao invés de focar no que não quer ter. O primeiro passo é ter conhecimento de suas ações no presente e como você está agindo. Isso facilitará o processo de mudança.
2- Você já fez algo para solucionar essa questão? O que foi? O que pode fazer diferente agora com o aprendizado dessa experiência passada de tentativa de resolução?
Reconhecer os aprendizados e fazer uso deles é um processo sábio de crescimento. Enquanto você ainda não tem o que quer, saiba que suas experiências não devem, por causa disso, serem classificadas com a palavra fracasso. A vida é feita de aprendizados e lapidação para chegar onde ser quer.
3- O que você pode fazer para melhorar sua ação e a qualidade do que você faz? Como pode fazer diferente daqui para frente?
Use a idéia do bom senso na criação de suas metas. Se quiser fazer algo novo, se quiser mudar um pensamento, uma ação, chegar a algum lugar, saiba as opções que podem lhe proporcionar o que você quer.
4- Quando um desafio é grande, você o divide por etapas e foca suas energias em cada parte do processo de forma individualizada, como se fossem partes autônomas de ação?
Você pode lidar com tudo ao mesmo e terá dificuldade de ação e agilidade ou você pode separar e se comprometer com o que você consegue no tamanho adequado e real das suas capacidades no momento presente.
5- Suas ações estão alinhadas com seu objetivo? Se você continuar fazendo o que faz, vai alcançar seus objetivos num futuro próximo?
Suas atitudes devem condizer com o que você almeja, por isso devem estar em perfeita harmonia. Isso encurta o caminho e poupa tempo. Suas ações farão total diferença. Palavras chaves: foco, energia, direção.
6- Você está comprometido com o seu objetivo?
Quando você se propõe a mudar e agir, é importante estar focado e direcionado para onde quer chegar. Estar centrado é fundamental. A ação para o sucesso do que deseja deve estar em plena sintonia com os pensamentos.
7- Qual seu intuito, qual sua intenção em alcançar a superação do seu problema?
É necessário saber o motivo de você querer o que quer. E então deve saber quais são as reais intenções por trás do seu desejar e então, verificar se são atrativas para montar uma ação.
8- Quem você conhece que sabe fazer o que você quer, ou seja, que tem qualidade na execução do que você almeja ter? Como especificamente essa pessoa consegue o resultado que você deseja? Quais são as estratégias, o modo de pensar, de agir e fazer acontecer dessa pessoa?
Quem já sabe fazer tem um caminho pronto. Você pode aprender com essa pessoa como parte da primeira etapa e depois de entender o processo pode criar sua própria forma de viver a sua vida para alcançar a superação.
9- Quem você conhece que superou esse problema? E como essa pessoa fez isso?
As pessoas que já superaram podem ter feito de forma consciente ou inconsciente, por isso, estudá-las e compreender o mecanismo de ação pode ajudar (e muito!) o seu processo de melhoria pessoal.
10- Você conhece os caminhos de resolução do seu problema? Quais são?
Antes de tomar uma atitude e resolução, estude as possibilidades. Tenha opções! Isso lhe confere liberdade de ação e de escolha.
11- Qual seu prazo de resolução e superação?
As metas com prazos lhe ajudarão na questão da ordem e organização e isso facilitará o alcance do seu objetivo final. Tenha metas e regras bem claras para você poder agir.
12- Como será sua vida depois que você mudar? Como sua vida será diferente?
Prepare sua mente para quem você quer vir a ser. Visualize, ouça, sinta, interaja com as mudanças que estão por vir na sua vida.
Você pode, agora, a partir dessas 12 perguntas acima, montar seu próprio questionário e então você poderá aprender a fazer as perguntas certas a você mesmo que lhe ajudarão na resolução dos problemas, produzindo paz, bem-estar e sucesso pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário