segunda-feira, 26 de julho de 2010

Espiritualidade - a intimidade com a esperança

Pessoa alguma deseja sentir-se desesperançada! Algumas, inclusive, acabam entrando em desespero, porque não conhecem nada mais além disso.

Nas solicitações da vida procuram sempre o caminho mais fácil, os chamados 'atalhos', deixando de percorrer a trilha por inteiro. A partir de determinada etapa da vida, não há mais como encurtar, enganando a si própria e entram em desesperança.

O
sofrimento da desesperança não permite a essas pessoas enxergarem outras opções para a vida.

Ser esperançoso é um estado natural de nós mesmos.

Nosso Eu Interior está sempre buscando caminhos de redescobertas. A elevação pela esperança é o dom de trazer o futuro para o Aqui Agora. Este é o aprendizado de como podemos ajustar nossas situações nas perspectivas do presente e procedendo assim nos colocarmos disponíveis para esclarecer outras pessoas também.

Vamos lá refletir sobre o tema?

As sustentações básicas para praticarmos esperança nos dizem que somos amados, bondosos e auto-suficientes. Iniciamos nosso aprendizado com elas logo cedo nas nossas experiências de infância, e elas direcionam nosso comportamento através de toda a vida. São as pedras lapidares nas escolhas de vida!

Nós, seres humanos, espirituais, necessitamos amar e sermos amados.

Reciprocidade no amor é nossa principal escolha de vida. Compartilhar amor é fundamental, sustentado na confiança entre nós.

Aqui é onde a esperança repousa!

Frequentemente, limitamos expressar confiança por frustrações de nossas expectativas no passado.

Esperança é a qualidade superior que nos eleva das situações de desalento.

De fato, este aspecto requer que perdoemos mágoas e ofensas anteriores, e com a sabedoria adquirida no perdão, possamos desenvolver nossa percepção para que a confiança no presente seja plena, nos distanciando de situações de dúvidas ou de expectativas ilusórias, que voltem a nos trazer tristezas. Faz sentido?

Quando expressamos esperança no que ainda não obtivemos, nós antecipamos que algo de bom irá acontecer, não é mesmo?

Com confiança esperamos ativamente; e enquanto aguardamos poderemos abrir nossos corações para a reciprocidade no amor.

Quando estamos preenchidos de esperança, sentimos também que somos bons. Bondade em nós envolve paciência, tolerância, integridade, cordialidade, amorosidade.

Implica olharmos sempre além de nós, exercitando empatia.

Significa expressar gratidão pelo que somos e temos no presente.

Confiança em que o bem sempre prevalecerá! Está claro?

Espiritualmente, somos conscientes dos nossos dons como seres divinos filhas e filhos herdeiros de Deus; no entanto, precisamos redescobrir esses dons.

Cada um de nós poderá identificar em si o melhor que possui, compartilhando com outros, evitando comparações. Correto?

A partir deste ponto, expressar esperança em melhorar.

Projetando
este panorama, sentimos que estamos em completa intimidade com a esperança.

Postura de corpo é uma das formas de expressarmos nossa atitude. Ombros encurvados para frente são expressões de desânimo e acabrunhamento.

Quando expandimos o tórax, inspirando ar nas respirações, nossos pulmões se ampliam, renovando o oxigênio no corpo.

Ao repetir a respiração automaticamente relaxamos a tensão - e de graça! Quando os músculos do tórax estão contraídos, pouco oxigênio entra nos pulmões e muito pouco dióxido de carbono é expelido. Esta é uma atitude de desesperança e poucos sabem disso!

Lembrar-nos de manter repetidas vezes durante o dia respirações profundas inspirando e expirando nos dará sensação de bem estar que corresponde ao otimismo da atitude de esperança.

Na mente nossos pensamentos são mensageiros poderosos e poderemos manter imenso arquivo de palavras e frases que expressam esperança.

Pronunciando-as em voz alta, as tornamos mais e mais ativas.

Os pensamentos além de positivos devem ser expressos no tempo presente do verbo porque é no Aqui Agora que manifestamos nossa esperança, para que aconteça no futuro.

Por exemplo: "Estou confiante de que este projeto irá se concretizar o quanto antes!"

Esperança é vibrante e nos beneficia com a liberdade, nos distanciando das dúvidas.

Tenho certeza, cada um terá histórias para contar, como resultante da intimidade com a esperança - é só relembrar.

Nosso emocional reúne os sentimentos. Estão sempre lá, mas muitas vezes precisamos abrir espaço, como que para ventilá-los. Abrir nossas janelas interiores e deixá-los voar, como que abrindo a portinhola da gaiola.

Sentimentos são parceiros dos carinhos conosco, tipo ouvir músicas preferidas, passear nos parques nos identificando ou imaginando as experiências das árvores, meditar usufruindo o conforto do silêncio interior, é claro cada um terá na intimidade do seu ser, aquele carinho em que mais se completa.

E sempre haverá a esperança de poder renová-los.

Nenhum comentário: